Sobre

Sobre

O GRESFI é uma associação civil, sem fins econômicos e com personalidade jurídica sediado em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Tem como símbolo a cor verde, branca e azul representando os graduados do Exército, Marinha e Aeronáutica, respectivamente.

HISTÓRIA

Até o final da década de 1960 os militares graduados das Forças Armadas possuiam três associações separadas: GUAIRACÁ ESPORTE CLUBE, fundado em 17 de janeiro de 1945, GREMIO OLAVO BILAC, fundado em 16 de dezembro de 1961 e a CAIXA ESPORTIVA E BENEFICENTE DOS GRADUADOS DO 1º BATALHÃO DE FRONTEIRA, fundada em 14 de junho de 1965.

Na época não existiam muitos espaços de lazer na cidade voltada para os militares, pois a rotatividade dos mesmos era muito grande e não conseguiam se integrar com a sociedade civil.

Em 15 de novembro de 1967 os associados resolveram unir forças e dai surgiu o GRESFI - Grêmio Esportivo e Social de Foz do Iguaçu. Logo no inicio da década de 1970 os militares sentiram também a necessidade de uma integração maior com a sociedade civil e resolveram abrir as portas do clube para o público em geral.

O GRESFI é o único clube brasileiro que congrega militares das três forças singulares.

AEROPORTO E O CLUBE

Distante da cidade, na época, o terreno de propriedade do Sr. Fulgêncio Pereira, cujos estudos topográficos realizados no local resultaram na escolha para ser a pista de pouso e decolagem da cidade. A área se localiza onde, hoje, se encontram o campo de futebol do GRESFI. O terreno foi cedido em benefício de uma obra que propiciaria a Foz do Iguaçu o impulso ao progresso e principalmente, à atividade turística do município.

No aeroporto primitivo foi realizado o primeiro pouso em 23 de março de 1935, e a última decolagem em 17 de outubro de 1970. Com o aumento do volume de aeronaves e pessoas chegando à cidade sentiu-se a necessidade de incrementar e melhorar a infra-estrutura do local. Ainda na década de 1930 uma família tradicional da cidade cedeu o terreno em frente à pista de pouso e decolagem ao governo para logo em seguida iniciar as obras do Terminal de Passageiros, sendo inaugurado em 1941 na gestão de Getúlio Vargas. Após a desativação do aeroporto em 1970, por força de lei, a Aeronáutica foi obrigada devolve-lo aos antigos proprietários.

O local foi palco de visitantes ilustres como Walt Disney, ator Henry Fonda, atriz Grace Moore, 1ª Dama Sra. Sarah Kubitschek, Presidentes do Brasil Getúlio Dornelles Vargas, Juscelino Kubitschek, João Goulart, Humberto de Alencar Castelo Branco e Presidente do Paraguai Alfredo Stroessner.

No local também funcionou o Aeroclube de Foz do Iguaçu, o Núcleo de Proteção ao Vôo do então Ministério da Aeronáutica, bem como o extinto Departamento de Aviação Civil. A este último coube a administração do aeroporto até sua desativação total no ano de 1970 e a conseqüente doação do imóvel para o GRESFI em 25 de setembro de 1972.

O FUTEBOL

O GRESFI detém inúmeros títulos nas diversas categorias amadoras do futebol de Foz do Iguaçu, destacando-se, Campeão Amador de 1972, Bicampeão Juniores de 1967 e 1996 e Campeão Veteranos do Torneio da Paz em 2002. Destaque especial tem de ser feito à equipe de futebol feminino, criada em 2000 e já naquele ano participou do Campeonato Paranaense da categoria, alcançando a 3ª colocação e em 2001, sagrando-se CAMPEÃ do Estado, inclusive tendo quatro atletas convocadas para a Seleção Brasileira sub 19.

Na história destacam-se nomes como: Sargentos Gladistone, Ambrósio, Viana (pai), Edino, Silvio, Lauro e os Cabos Perini, Cândido, Noronha, Onofre, Armando e Viana (filho), entre tantos outros.

ATUALIDADE

Atualmente o GRESFI disponibiliza aos associados uma sede localizada na Avenida JK, 1872, com dois salões de festas, um ginásio poliesportivo, uma quadra de vôlei de areia, uma piscina semi-olímpica com três níveis, uma piscina pequena, uma academia, uma sauna, churrasqueiras, um campo de futebol, tv a cabo da Vivo, uma lanchonete e estacionamento para duzentos veículos.

Disponibiliza escolas de taekwondo e jiu-jitsu com 50% de desconto aos associados.

O clube possui também, com 50% de desconto aos filhos dos associados, escolas de futebol e futsal para os filhos a partir dos 7 anos de idade. Os atletas são avaliados constantemente pelos professores e no ano que atingem 14 anos de idade passam a fazer parte da categoria de base Sub-15 do Foz do Iguaçu Futebol Clube, time profissional da cidade filiado à FPF e à CBF.

O GRESFI é um clube dos Graduados das Forças Armadas, mas é aberto também aos militares de outras patentes e graduações e ao público em geral, desde que concordem com os termos do estatuto social e regras aprovadas pela diretoria executiva.

Atendimento